Nós da Escola | Habilidades socioemocionais pós-quarentena

A quarentena é uma medida […]

18/09/2020

A quarentena é uma medida de saúde pública que envolve o isolamento social e a restrição à movimentação de pessoas sadias para conter surtos infecciosos em uma determinada população (OMS, 2020).

Essa medida propiciou um contexto social e emocional bastante atípico durante a pandemia da Covid-19 em 2020. O fechamento das escolas e de locais públicos alteraram as dinâmicas de interação e modificaram, para professores e pais, a forma como estavam acostumados a lidar com a situação de ensino e, para os alunos, a relação de aprendizado.

De livros e cadernos, passamos para os computadores. Em vez da lousa (mesmo que digital), entram em cena para ficar os slides; os profissionais passam a conhecer virtualmente a casa de seus alunos e vice-versa. São microfones ligados, vídeos também, mãos levantadas por um clique.

Coordenar essas novas relações entre alunos e professores exige tempo e novos conhecimentos. Neste sentido, só de considerarmos que esta relação envolve tantos agentes (escola, famílias, alunos e professores), com tantos contextos diferentes, já sabemos que nem todos têm conseguido desenvolver uma boa adaptação a essa inusitada situação. Principalmente quando se fala em bem-estar da mente e do coração!

Para ajudar escolas e famílias durante e após esse processo, o Grupo Santillana, do qual o Programa Crescemos faz parte, criou a série Nós da Escola. Trata-se do compartilhamento de conhecimento e boas práticas de alguns dos principais especialistas em educação e capacitação socioemocional, a fim de prestar auxílio aos grupos de apoio que cercam as crianças neste momento.

Para ter acesso ao primeiro e-book da série, basta clicar em: Uma Nova Escola: Habilidades Sociais Pós-Quarentena.

Telefones
  • 0800-770-3004