Sem categoria

Veja como manter as crianças seguras no mundo virtual!

Sabemos que orientar as crianças […]

02/02/2021

Sabemos que orientar as crianças no desenvolvimento de habilidades essenciais para esse tempo de rápidas transformações e muita conectividade é um trabalho árduo, mas cada vez mais necessário. Em nossa campanha Crescemos no Novo Mundo, já passamos pelas competências de crescimento pessoal e por dicas valiosas sobre convivência entre os familiares (que vocês podem conferir clicando aqui!). Agora, vamos para o outro lado da porta: o que os pequenos precisam para ter uma interação saudável com o mundo lá fora?

A internet faz parte dessa dimensão, e é um ótimo espaço para aprender coisas novas e também para interação com pessoas de todo o planeta! Além disso, o mundo virtual encurta as distâncias e faz com que seja possível visitar lugares e acompanhar as novidades dos amigos, mesmo que estejam longe.

As redes sociais são populares para esses objetivos, e reúnem discussões importantes, fotos de amigos, vídeos engraçados e muito mais! Isso nos leva à nossa primeira sugestão de atividade a ser realizada pelas crianças. Pergunte a elas:

A sua vida tem sido um livro aberto? E o quanto disso é importante e necessário pensando na sua liberdade de expressão, mas, também, na sua segurança?

O que as pessoas sabem sobre você? Você costuma contar e publicar o que se passa no seu dia a dia? Posta stories ou tweets sobre seus passeios, hobbies e familiares? Todo mundo sabe o nome dos seus pais, irmãos e amigos?

Sugerimos que a criança acesse seu perfil na rede social que mais utiliza e imagine que é um desconhecido tentando coletar informações sobre essa página. Em seguida, assinale na tabela abaixo as informações que esse desconhecido conseguiria reunir com apenas uma visita:

Qual foi a resposta? Como você pode ver, é cada vez mais fácil conhecer a vida pessoal de alguém pelas redes sociais, incluindo a rotina, os amigos e o estilo de vida. Como primeira habilidade a ser trabalhada nesta semana, é importante lembrar que é preciso preservar nossa segurança contra pessoas mal-intencionadas e, nesse sentido, todo cuidado é pouco!

Por isso, outra habilidade importante quando falamos de segurança na internet é a percepção: ainda que alguém se dirija a nós com amabilidade, educação e simpatia, ganhando nossa confiança, ainda é possível que haja más intenções de enganação, que traem nossos sentidos.

Para evitar isso, é preciso se perguntar: o que eu descobri sobre mim mesmo com este exercício? O que eu posso fazer para preservar minha privacidade na internet? Quais são os perigos de divulgar dados pessoais sem limite na internet?

Faça você mesmo!

Agora que somos craques do mundo digital, é hora de propor uma pesquisa para escrever dez conselhos para orientar nossos amigos e familiares a protegerem seus dados enquanto estiverem navegando na internet. Vamos ajudar com os quatro primeiros, leia com atenção!

Compartilhe essas dicas com aqueles que estão ao seu redor, e lembrando: tudo de forma segura e responsável! Acompanhe nossos posts nas redes sociais procurando pela hashtag #CrescemosNoNovoMundo e faça parte dessa grande troca de conhecimento.

Telefones
  • 0800 772 1041