Sem categoria

Aprenda a se comunicar para solucionar problemas com o cinema

Utilizar o cinema como ferramenta […]

24/05/2021

Utilizar o cinema como ferramenta de aprendizagem pode ser uma das técnicas mais efetivas, principalmente quando tratamos da dimensão socioemocional da educação. Isso porque o audiovisual tem o poder de despertar tanto os sentidos – visão e/ou audição – quanto os afetos por meio do entretenimento, unindo lazer e aprendizado para fixar conteúdos e lições importantes.

Este texto faz parte da série Crescemos no Novo Mundo, que destaca as habilidades importantes para um tempo de transformações rápidas e constantes, para que as crianças possam lidar com as emoções geradas em três dimensões: no meu quarto, em minha casa e do outro lado da porta.

Por isso, destacamos um filme que pode ser trabalhado tanto pelos educadores como familiares para ensinar habilidades úteis para o mundo que está além da nossa própria casa, como: empatia e comunicação eficaz.

Clique aqui para conferir as dicas de filmes para desenvolver habilidades no meu quarto e em minha casa.

Em Uma Noite no Museu (2006), conhecemos Larry, um homem que começa a trabalhar como segurança noturno em um museu de história natural. Já em seu primeiro turno, percebe que coisas estranhas acontecem por ali: esqueletos de dinossauros e estátuas de cera ganham vida. No meio do caos que toma conta do museu, o único que pode ajudá-lo é a estátua do presidente Theodore Roosevelt.

A sugestão é criar um momento em família ou em qualquer outro grupo em que possa haver uma discussão sobre os temas a serem trabalhados:

O primeiro deles é como saímos melhor de situações caóticas se estabelecermos laços com as outras pessoas. A união de diversas ideias e pontos de vista podem fazer a diferença para encontrar soluções inovadoras.

O segundo tema é a comunicação eficaz, que deve ser focada em aspectos positivos – para que haja uma colaboração entre todos, respeitando as dimensões apresentadas por cada um – e com clareza – para que se saiba desenvolver um ponto de vista por meio do senso crítico e expressá-lo por meio de exercícios de ordenação da linha de raciocínio.

Se você gostou dessa ideiae quer colocar em prática com a(s) criança(s) pela(s) qual(quais) você é responsável ou dividir com seus colegas, compartilhe os resultados usando a hashtag #CrescemosNoNovoMundo nas redes sociais.

Telefones
  • 0800 772 1041